Resenha - Quando Eu Parti

by - outubro 25, 2018


Autora: Gayle Forman
Páginas: 308
Ano: 2016
Editora: Record
Literatura Estrangeira
Nota: 4/5⭐
Sinopse: Quando um coração falha, não é apenas o corpo que trai. Mas sonhos desfeitos, amores não vividos, destinos cruzados. Maribeth Klein tem a própria cota de problemas: do marido omisso até a chefe e ”ex-amiga” Elizabeth, passando pelos gêmeos superativos. Ela está sempre tão ocupada que mal percebe um ataque cardíaco. Depois de uma complicação inesperada no procedimento cirúrgico, Maribeth começa a questionar os rumos que sua vida tomou e faz o impensável: vai embora de casa. Longe das exigências do marido, filhos e carreira, e com a ajuda de novos amigos, ela finalmente é capaz de enfrentar o passado e os segredos que guarda até de si mesma.

Maribeth tem 44 anos, é casada, tem dois filhos lindos, Oscar e Liv, que são gêmeos e trabalha em uma grande revista. Sua vida tem tudo para ser maravilhosa não é mesmo? Mas não é bem assim, ela possui muitos problemas. Desde que sua melhor amiga virou sua chefe, a amizade delas não é mais igual, seu trabalho ocupa a maior parte de seu tempo, os filhos pequenos - que são muito ativos, e muitas vezes mal comportados e desrespeitosos - cobram atenção e seu marido não se esforça para ajudá-la.
Após passar mal, ela desconfia que a causa possa ter sido aflição e até uma indigestão, menos um ataque cardíaco, até que em uma consulta de rotina sua médica a manda direto ao pronto-socorro, onde acaba por ter de se submeter a uma cirurgia.
Com tudo isso, o que Maribeth precisa agora é de descanso, porém as pessoas em sua casa parecem não entender isso, e por mais que digam que vão ajudar, – sua mãe, por exemplo – só dão mais trabalho para a protagonista, até que então ela decide fugir, isso mesmo, largar tudo, trabalho, marido e FILHOS!

***
Apesar de não concordar com algumas atitudes de Maribeth, eu gostei muito desse livro. A escrita da autora é fluida e faz com que não queiramos largar a leitura, sempre nos deixando curiosos sobre o que acontecerá no próximo capítulo.
Por vezes pensamos que a protagonista é mimada, mas ao se colocar no lugar dela, percebemos que ela está apenas cansada de se preocupar com todos e as pessoas nem se importarem com ela. Sim, ela fugiu, mas ela precisava desse tempo, e também isso fez com que seu marido se tornasse mais próximo dos filhos e até mais responsável.


“- Você não me parece alguém que queira ser paparicada.
-É aí que você se engana. Eu quero ser paparicada – confessou ela. – Só não quero ouvir mentiras.
-Às vezes as duas coisas são mutuamente excludentes.”

Umas das coisas que mais gostei nessa leitura foram às referências. Principalmente às de Harry Potter S2
Este é um livro que nos faz pensar em nossas escolhas na vida e ainda traz alguns momentos divertidos, principalmente quando surgem os personagens Todd e Sunita.
Recomendo bastante essa leitura.

“-A verdade o libertará, mas primeiro o deixará infeliz.”

“Então as coisas eram assim. As pessoas entravam em sua vida. Algumas ficavam. Outras, não. Algumas se afastavam, mas voltavam pra você.”

You May Also Like

1 comentários